ESTADO DO ES...E OS PORQUÊS NÃO RESPONDIDOS
Ao Findar-se mais um ano, a população, a sociedade capixaba ainda não obteve respostas à algumas perguntas complexas sobre fatos que acontecem no estado do ES.Dentre estas, listamos algumas que ainda seguem sem explicações convincentes:
As constantes fugas de presidiarios das penitenciarias, que se tornaram comuns. Quem estará sendo negligente ou conivente? Secretário de estado, diretores, delegados, agentes penitenciarios? Os detentos escavam tuneis de grande extensão e facilmente burlam a fiscalização com a terra retirada... estranho fato!
Diante do alto nivel de desemprego que afeta o pais, porque concursados aprovados na subsidiaria Banestes Seguros, do Banestes, recusam, rejeitam a oferta de emprego? Porque 90% dos aprovados em concursos e contratados, já pediram demissão?... Algo de errado! Será o baixo...baixissimo... irrisório salário pago por aquela empresa?
A falta de fiscalização nos horários de transporte coletivo administrado pela Ceturb, onde se vê é inumeros fiscais das empresas e poucos fiscais da Ceturb e quando argüidos sobre os atrasos, as respostas são evasivas, como: transito lento, obras. Nos horários de pico, o que se vê é uma grande quantidade de onibus nas garagens, fora de circulação. Talvez falte no orgão, um conselho de usuários do sistema ou administração feita por algum usuário de fato.
A falta de planejamento das obras efetuadas pelo governo do estado do ES, como exemplo, cita-se as obras que estão sendo realizadas na 3ª ponte - Canal Bigossi, onde as obras foram iniciadas antes do processo de desapropriação. Burrice do corpo funcional do governo ou dirigentes a passo de tartaruga.
A diferenciação no processo de liberação de verbas pelo governo estadual para obras nos municipios. Vimos que para obras de ponte no municipio de Vitoria, houve a liberação de quantia bem maior do que para obras da reforma da Avenica Carlos Lindemberg,no municipio de Vila Velha. Entendemos ser a segunda tão importante quanto a primeira, como tambem o municipio de Cariacica precisa de investimentos, obras. Eis outra duvida pairando no ar e sem explicação: Como são feito a liberação de verbas aos municipios? De acordo com as divergencias politicas governador X prefeitos?
Outras questões importantes que também estão a mercer de explicações, são: a falta de leitos, atendimento precário da saúde no estado, onde seres humanos tem perdido suas vidas por problemas banais. O sistema SAMU que não consegue atender a demanda e nenhum sinal de reformulação esta prevista.
A compexa area de segurança, onde o numero de policiais para atender a população que cresce dia a dia é insuficiente e o governo finge ser normal, deixando a população desprotegida.
Como notam se, ano vai, ano vem, e os problemas continuam sem solução, sem boa vontade em resolve-los e sem explicações convincentes.