ALERTA CAPIXABA

"Senhor, fazei nos instrumento de vossa paz." "A paz não pode ser mantida pela força; só pode ser conseguida pela compreensão."

domingo, 12 de agosto de 2007

CAOS NA SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DO ES

Desde que apresentou a opinião publica o projeto do fechamento dos bares como forma de diminuir a violência no estado, o secretário da segurança do ES, Rodney Miranda tornou –se exposto as mais variadas criticas, a favor ou contra tal projeto. Esse pressuposto que a calamitosa violência que atinge o estado do ES é oriundo destes pequenos estabelecimentos comerciais, não tem fundamentos técnicos e nem comprobatórios. Quando o senhor secretario diz que os bares são as causas de parte de violência, esta sendo irracional e covarde em a sua função de administrar esta área tão complexa que é a da segurança publica. Talvez os dados dos crimes, não cheguem em suas mãos, ou se chegam, são ignorados como forma de fugir do fracasso de sua função.
É publico e notório que a maioria dos crimes auferidos no estado do ES, são oriundos do trafico de drogas, atos ilícitos, pistolagens, queima de arquivo. A pratica de crimes, como: assassinatos, roubos, seqüestros relâmpagos, e outros, acontecem em qualquer lugar, a qualquer hora, seja em casas, na rua, praça, terminais, ônibus, etc.
Até mesmo, os relativamente analfabetos seriam capazes de concluir que, a verdadeira causa de toda esta violência não esta relacionada aos bares abertos, mas sim a falta de um conjunto de medidas corajosas, como: investimentos na contratação e formação de mais profissionais para esta área.
A raiz da questão da violência no estado Es, esta na teoria da demanda, e no efeito psicosocial, ou seja; na teoria da demanda, a população do estado triplicou nos últimos anos, enquanto o efetivo que compõe a policia civil e militar continua pequena. Passam se os anos e o quadro da policia militar não passa dos nove mil integrantes, um numero bem reduzido em relação a outros estados Brasil, como por exemplo, o Rio de Janeiro, onde atualmente são 39 mil policiais militares e o governador daquele estado, Sr. Sergio Cabral, considera o nº insuficiente.
Quanto ao efeito psicosocial, os jovens crescem presenciando o pais inserido nas mais sérias corrupções políticas, roubos e mais roubos, sem punições. Assim sem perspectiva de dias melhores, infiltram-se em atos ilícitos, como: roubos, trapaças, estelionatos, sequestros, pistolagem, assassinato por cobrança de divida de drogas, com a certeza que podem cometer os mesmos atos sem serem também punidos.
Aos que concordam com esta idéia injustificado do secretario de segurança, quanto ao fechamento dos bares como forma de reduzir a criminalidade, gostaria que neste exato momento em que estão lendo esta singela opinião, pensem se estão seguros, procurem ao seu redor, alguma viatura ou um policial. Pensem se realmente estão em segurança, em seus lares, escritorios, avenidas e na agilidade policial, se recorressem em caso de necessidade.
Alias, a situação é tão dramática e catastrófica, em todos os municipios do ES, que se instaurássemos aqui um concurso, em que seria ganhador, quem conseguisse ver uma ronda policial em um raio de poucos quilômetros a seu redor, certamente o prêmio iria se acumulando gradativamente, pois dificilmente encontramos viaturas, em nosso bairro, rua, município.
Com a palavra, o todo poderoso, Governador Reeleito, Sr Paulo Hartung, que deveria ter um pouco mais de respeito para com seus eleitores das duas ultimas eleições e pensar, agir, trabalhar, assim quem sabe continuará tendo a confiança do povo capixaba.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial